26 outubro 2010

je suis comme je suis

«Je suis comme je suis
Je suis comme ça
Quand j’ai envie de rir
Oui je ris aux éclats
J’aime celui qui m’aime
Est-ce ma faute à moi
Si ce n’est pás le même
Que j’aime chaque fois
Je suis faite comm ça
Que voulez-vous de plus
Que voulez-vous de moi

Je suis faite pour plaire
Et n’y puis rien changer
Mes talons sont trops hauts
Ma taille trop cambrée
Mes seins beaucoup trop durs
Et mes yeux trop cernés
Et puis après
Qu’est-ce que ça peut vous faire
Je suis comme je suis
Je suis à qui me plais

Qu’est-ce que ça peut vous faire
Ce qui m’est arrivé
Oui j’ai aimé quelqu’un
Oui quelqu’un m’a aimée
Comme les enfants qui s’aiment
Simplement saven aimer
Aimer aimer…
Pourqoui me questioner
Je suis là pour vous plaire
Et n’y puis rien changer.»
Jacques Prévert, Paroles



il suffirait de preque rien
Serge Regianni



25 outubro 2010

a menina dança?

a intenção era queixar-me da mesquinhez das pessoas com que tenho lidado ao longo da vida, tentar partilhar algum do cansaço provocado pela hipocrisia que finjo não compreender, alguma autocomiseração, em suma, nada de verdadeiramente importante nem «de peso» como as deliciosas pinturas de Botero. 
É difícil não reagir à beleza, como é difícil não reagir à estupidez, mas à beleza é fácil render-me enquanto que a estupidez me cansa até à exaustão. 


18 outubro 2010

Ex- precisa-se?

Ex-editora. Ex-vice-presidente. Ex-chefe gabinete. Ex-controler. Ex-coordenadora de emissão. Ex-controladora operações comerciais. Ex-RP. Ex-directora-adjunta boletim cultural. Ex-redactora. Ex-copywriter. Ex-assistente editorial. Ex-RP e comunicação. Ex-account manager. Ex-assistente júri internacional de cinema. Ex-tradutora. Ex-escritora.

I don't think so...

breve história de uma ausência

Há dias em que a imagem de pessoas que já não estão comigo toma conta da minha memória e instala-se numa saudade quase insuportável. 
Perdi a minha amiga Teresa Costa há já tantos anos..., tínhamos uns 14 e estávamos ambas a estudar no Instituto Francês, actualmente designado Instituto Franco-Português, no Liceu Charles Lepierre, em Lisboa. Sempre que a sua cara sorridente olha para mim através da minha memória sinto-me tão triste, tão sozinha. Suicidou-se com apenas 14 anos, por causa da separação dos pais, e não só; atirou-se de um 8.º andar nos Olivais. Acho que nunca consegui recuperar a culpa de não ter estado ao lado dela na altura certa, se é que chegou a haver uma altura certa; talvez não tivesse conseguido fazer nada, o que é que sabíamos com os 14 anos daquela altura???? 
Mas lembro-me tão bem da cara dela, dos seus cabelos loiros escorridos, do seu olhar, que agora vejo nitidamente que era triste. 
Não sei porque me lembrei dela hoje, no caminho para casa, ao olhar para o fim do dia que passava pela janela, a correr, ou demasiado estático, só sei que a sua ausência instalou-se dentro de mim e vai magoar-me a noite que começa, vai de certeza torná-la mais longa e solitária.


09 outubro 2010

olhos que em breve não se encontram

«Sentia terrivelmente a falta dela.
Mas de repente sentiu-se a ser puxado, não sabia se para cima ou para baixo. Tudo o que sabia é que estava a ser arrastado para longe dela, e isso fê-lo gritar (mas não havia ar) e chorar (mas as lágrimas não podiam formar-se debaixo de água).» 
A Rapariga dos Pés de Vidro, Ali Shaw.
~